segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Formas de preconceito



PRECONCEITO A OUTRA COR- É denominado de racismo e existe principalmente em relação à negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contra brancos, amarelos, vermelhos, pardos etc...

PRECONCEITO CONTRA LOIRAS- Quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras?

PRECONCEITO CONTRA OUTRA RELIGIÃO- Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.

PRECONCEITO CONTRA MULHERES- É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente à costurar e cozinhar.

PRECONCEITO QUANTO A CLASSE SOCIAL- Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo ,,Isso é coisa de pobre..", ou vice-versa.

PRECONCEITO CONTRA PESSOAS DE OUTRA OPÇÃO SEXUAL- Homossexuais e bisexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.

PRECONCEITO CONTRA PESSOAS DE OUTRAS NACIONALIDADES- A maioria dos brasileiros critica os norte-americanos, apesar de estar sempre os imitando. Brasileiros sofrem de preconceito em outros países, assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Precisamos aprender que nem todo português é burro e nem todo brasileiro é malandro.

Nenhum comentário: